BLOG

12/28
2018

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado em 2001, é uma ação do Ministério da Educação (MEC) que financia cursos superiores particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Novo FIES: O que mudou?

Com o novo FIES o acesso ao ensino superior ficou mais fácil e transparente. Sendo dividido em duas modalidades, ele possibilita juros zero a quem mais necessita e uma escala de financiamento que varia de acordo com a renda familiar do candidato.

A primeira modalidade irá ofertar vagas com juros zero para os estudantes com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Ele começará a pagar as prestações considerando o seu limite de renda. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.

A segunda é denominada de P-Fies, que é destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. A referida modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e ainda, com os recursos dos Bancos privados participantes.

 Como faço minha inscrição?

Desde o ano de 2010 o FIES possui um fluxo contínuo, ou seja, o estudante pode fazer a sua inscrição em qualquer período do ano de acordo com as suas necessidades. As inscrições devem ser feitas no site do sistema informatizado de financiamento estudantil. SisFies.

1º: Inscrição no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção)

Basta acessar o sistema de seleção do fies e informar os dados que estão sendo solicitados. Após informar os dados pedidos, você receberá no seu endereço de e-mail a validação para do seu cadastro. Feito isso, é só realizar a sua inscrição informando os dados pessoais, o curso que deseja e a instituição. Foi fácil? Ainda tem mais!

2º: Inscrição no SisFIES

Depois de pré-selecionado, você irá acessar o site do SisFIES e efetuar a sua inscrição em até 5 (cinco) dias contando a partir da data que foi realizada a pré-inscrição.

3º: Validar as informações

Após a sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) na instituição escolhida no prazo de 10 (dez) dias contando a partir da data que foi realizada a sua inscrição.

4º: Contratação do Financiamento

Realizado o 3º passo acima, você, e se for o caso, e seu(s) fiador(es), deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em 10 (dez) dias após o terceiro dia útil da data da validação das informações no CPSA. Você deverá escolher a instituição bancária e a agência da sua preferência, sendo elas Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, que são os Agentes Financeiros do Programa.


Fonte:

http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=inscricao

 http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.php

 http://fies.mec.gov.br/?pagina=faq

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados