Na tarde do último sábado (17/04), os alunos da turma P4 do
curso de Medicina Veterinária da Faculdade Rebouças, acompanhados pela
professora Daneely Henrique,
O objetivo foi verificar as instalações dos animais, abordando
na prática o que foi aprendido na disciplina de zootecnia, além de fazer coleta
de sangue de ovinos para desfibrinação e confecção de meio de cultura Ágar
sangue. A coleta de leite para cultivo microbiológico também foi realizada.
No mesmo dia pela manhã, na Faculdade
Rebouças, alunos do curso técnico em Veterinária do IEPB fizeram uma visita
técnica aos laboratórios da faculdade. A ideia foi conhecer um pouco da nossa
infraestrutura, sobretudo equipamentos específicos para melhor entendimento das
aulas.
Os alunos também participaram do curso sobre biossegurança,
aprendendo sobre riscos físicos, químico e microbiológico. Para isso, visitaram
três laboratórios: laboratórios de Microbiologia, Química e Microscopia.
A Faculdade Rebouças de Campina Grande, por meio do Núcleo de Apoio ao Discente e
Docente (NADD), abriu inscrições para três cursos on-line de capacitação. Os
cursos serão realizados durante o mês de abril por meio do Google Meet.
A carga horária dos cursos varia entre três e quatro horas, valendo certificação de horas complementares. O investimento é de apenas R$50,00 para o público externo. Já para os alunos da Instituição, o curso é gratuito* e para se inscrever, basta acessar o Portal Acadêmico e escolher o curso.
As inscrições para público
externo devem ser feitas através do link: https://bit.ly/3t2qD9H
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*Aluno Rebouças que desejar receber
certificação deverá consultar condições e valor da taxa.
Confira a programação:
17/04: 14h às 16h
Curso: Vida acadêmica de alta performance (Técnicas de
estudos, aprendizagem e memorização).
26/04 e 27/04: 15h às 17h
Curso de Gestão de Tempo (ferramenta pomodoro).
29/04: 14h às 17h
Curso: Como passar em provas e concursos.
A Faculdade Rebouças de Campina Grande, por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão
(NUPEX), abriu inscrições para cinco cursos on-line de capacitação. Os cursos
serão realizados durante o mês de março por meio do Google Meet.
A carga horária dos cursos
vai de quatro a oito horas, valendo certificação de horas complementares. Entre
as temáticas abordadas estão: formação para monitores e capacitação para
estágio, formação em projetos de pesquisa e extensão, curso prático de
oratória e criação de pôster científico, e técnicas de escrita e publicação de
artigo científico.
O investimento é de
apenas R$50,00 para o público externo. Já para os alunos da Instituição, o
curso é gratuito* e para se inscrever, basta acessar o Portal Acadêmico e
escolher o curso. As inscrições para público externo devem ser feitas através
do link: bit.ly/30Dsntq
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*Aluno Rebouças que desejar receber
certificação deverá consultar condições e valor da taxa.
Confira a programação:
Data: 16/03/2021 –14h às
16h (+2h atividades extraclasse)
Curso de Formação para
Monitores
Data: 16/03 – 15h às 17h
(+2h atividades extraclasse)
Curso de Capacitação em
Estágio e suas modalidades (supervisionado e extracurricular)
Data: 17/03 – 15h às 17h
(+2h atividades extraclasse)
Curso de Formação em
Projetos de Pesquisa e Extensão
Data: 20/03 – 16h às 18h
(+2h atividades extraclasse)
Data: 27/03 – 16h às 18h (+2h atividades
extraclasse)
Curso Prático de
Oratória para apresentação de trabalhos acadêmicos e criação de pôster
científico
Data: 20/03 – 14h às 16h
(+2h atividades extraclasse)
Data: 27/03 – 14h às 16h (+2h atividades
extraclasse)
Curso de Escrita e Publicação
de Artigo Científico
Você está insatisfeito com a atual faculdade onde estuda, as
aulas não fazem muito sentido e o seu rendimento não está bom? É, talvez seja o
momento certo para pedir transferência de curso para outra faculdade mais
adequada ao seu futuro profissional.
São vários os motivos que levam os alunos a solicitarem
transferência, muitas vezes a adaptação a metodologia de ensino foi ruim, ou a
estrutura oferecida não correspondeu às expectativas, e até a distância e
deslocamento também são fatores de mudança. A boa notícia é que você pode optar
por uma transferência e ter a chance de estar em um novo local, podendo até
investir em outras carreiras.
Não há problemas em mudar. Afinal, você quer ser um
profissional qualificado e para isso precisa escolher o melhor lugar para se
formar. Antes de realizar uma transferência de curso, analise alguns pontos
para ter uma melhor decisão:
1-
Analise qual a sua motivação
Se você acha que não está recebendo a formação ideal, está
insatisfeito com professores e metodologia de ensino, e a infraestrutura não
atende à sua necessidade, talvez seja a hora de mudar.
2-
Coloque na balança os prós e os contras
Encontrando a motivação, agora avalie como será o processo
da sua mudança. Faça uma lista dos prós e dos contras e veja se está pronto
para lidar com eles.
3 – Pesquise sobre a instituição de ensino onde deseja
estudar
Se você está mudando por insatisfação com a atual
instituição onde estuda, avalie bem antes de eleger a próxima faculdade.
Verifique se ela possui as características que você busca para sua formação.
Faça uma visita, conheça de perto o ambiente onde irá estudar.
Se precisar analisar outros pontos cruciais, não descarte. Na
hora de mudar vale analisar tudo! Depois de ponderar tudo o que foi dito acima,
agora é hora de entender como funciona o processo de transferência. É simples!
O pedido de transferência inicia na instituição de ensino na
qual o aluno ainda está matriculado. Normalmente o processo é feito na
coordenação do curso juntamente com a secretaria acadêmica, reunindo todos os
documentos necessários.
Você precisará dos documentos pessoais, além do histórico
escolar do ensino médio, juntamente com o certificado de conclusão, e os
documentos referentes à graduação em curso (histórico da graduação, ementas das
disciplinas cursadas e declaração de vínculo ou trancamento).
Na nova instituição na qual deseja ingressar, você apresentará toda a documentação. Algumas instituições podem exigir a realização de um novo vestibular para avaliar as habilidades técnicas do aluno. Você também poderá solicitar a dispensa em algumas disciplinas, já que na maioria das vezes as grades são semelhantes, lembrando que os critérios variam de acordo com a instituição.
Mudar não é uma decisão simples, por isso, esteja ciente de
que é fundamental escolher instituições de referência, afinal, é seu futuro
profissional que está em jogo.
Tem interesse em transferir para a Rebouças e quer entender
mais sobre o processo? Entre em contato com a nossa equipe.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi sancionada
em 2018 e trata-se de uma legislação brasileira que regula o tratamento de
dados pessoais, inclusive digitais, protegendo-os sob os direitos de liberdade
e de privacidade, seja de identidades públicas ou privadas.
Para muitos profissionais da área de Recursos Humanos, a
Lei é um grande avanço para o setor, embora traga alguns impactos já que envolve
a segurança de dados de colaboradores, gestores, clientes e muito mais.
A Lei entrará em vigor a partir de 1º de agosto de 2021.
Com isso, é preciso que as organizações tenham um plano de ação para adequação
à mudança, sobretudo o setor de RH, já que armazena e gerencia informações
pessoais dos colaboradores de uma empresa.
IMPORTÂNCIA DA LGPD PARA EMPRESAS
A base do trabalho dos gestores de Recursos Humanos são os dados dos colaboradores. Os dados são usados em planos de carreira, gestão estratégica ou mesmo para acompanhar o clima organizacional e rotinas de trabalho. Além disso, ouros dados sensíveis são manipulados como informações bancárias, histórico médico, endereço, telefone, etc.
Sem um controle e cuidado de armazenamento de forma segura,
esses dados podem correr o risco de serem vasados ou sofrerem crimes cibernéticos.
IMPACTO DA LGPD NO RH
Alguns departamentos de RH já utilizam o modo informatizado de armazenamento de dados. Assim, com as novas exigências da lei, eles precisam redobrar os cuidados na preservação e tratamento de documentos pessoais. A grande concentração de dados em um único lugar torna o RH um ponto focal da lei de proteção de dados.
Caso empresas, pessoas físicas, órgãos públicos e entidades privadas não estejam em conformidade com as regras da LGPD, os mesmos estão sujeitos a sanções penais com punições e multas. Todas as ações que envolvem contratações e desligamentos, por exemplo, devem estar adequadas para evitar punições.
É preciso que o departamento de RH também disponibilize
uma declaração de consentimento do colaborador que identifique a finalidade dos
dados coletados e por quanto tempo ficarão armazenados. A LGPD também aponta
que apenas informações essenciais devem ser coletadas. Cabe avaliar, durante um
processo de seleção e recrutamento, se alguns dados como gênero, estado civil,
orientação sexual são necessários e estão ligadas a atividade a ser exercida na
empresa.
A passagem pelo ensino superior proporciona grandes
experiência seja por meio de grupos de estudos, projetos de extensão, estágios,
e participar de monitoria na graduação pode ser um grande passo profissional.
Essa atividade acadêmica estimula e reforça a importância da pesquisa
científica, incentivando o processo de ensino-aprendizagem.
Na monitoria, o aluno tem o primeiro contato com o mundo da
docência e, com isso, abre novos horizontes para experiências profissionais. É
uma excelente oportunidade para troca de conhecimento tanto com o
professor-orientador como com os demais alunos.
Além disso, o aluno que se identifica com a disciplina
escolhida terá mais contato com a área, o que o levará a praticar mais os
conhecimentos aprendidos. Aqui na Faculdade Rebouças há o incentivo para
participação de alunos no programa de monitoria voluntária.
Etuel Limeira, aluno do quinto semestre do curso de Medicina
Veterinária, foi monitor em 2020.1 da disciplina de Microbiologia Veterinária e
em 2020.2 na disciplina de Anatomia Veterinária II. “Participar da monitoria contribui
muito na vida acadêmica. Você aprende mais, se dedica mais e passa seus conhecimentos
aos alunos, ajudando-os de alguma forma. É uma grande oportunidade e uma mudança
na vida profissional, pois você enxerga novas possibilidade de atuação na área”,
disse.
POSSIBILIDADES PROFISSIONAIS
Participar da monitoria proporciona ao estudante o
fortalecimento de suas relações interpessoais, além de promover o networking,
expandindo a rede de contatos dentro e fora do meio acadêmico. O aluno aprimora
o currículo, desenvolve habilidades específicas e compreende melhor o mundo da
docência, afinal está colocando em prática os conhecimentos adquiridos.
Além disso, a monitoria pode servir como um norte na sua
escolha profissional. Ao se dedicar a estudar uma disciplina, é possível construir
uma identificação com a área e encontrar a linha de pesquisa na qual quer
seguir e se especializar.
A Monitoria Voluntária de Ensino de Graduação da Faculdade
Rebouças abriu edital de seleção para 2021. As inscrições estão abertas até o dia
27 de fevereiro, e a publicação dos resultados acontece no dia 03 de março.
Com o objetivo de coletar dados para compor a pesquisa em
desenvolvimento dos projetos de extensão da Faculdade Rebouças dos quais
participam, os alunos Edson, Lorrane, Edneide, Priscila, Abraão, Jaqueline e
Luana, do curso de Design de Interiores, visitaram a Tile Revestimentos na
última sexta-feira, 19.
Eles compõem dois projetos de extensão: "Atlas de
materiais para projetos de interiores”, coordenado pela profa. Flávia Bezerra;
e "Da feira central ao centro do lar”, coordenador pelo prof. Caio Méssala.
Durante a visita, os estudantes pesquisaram sobre porcelanato e sobre os
revestimentos rústicos e texturas, respectivamente.
Para o aluno Abraão Carlos, participar de um projeto de
extensão é singular, pois promove uma visão ampla e realista de como é o dia a
dia do Design de Interiores fora da Faculdade. “Toda a pesquisa de campo e o
trabalho externo com o meio profissional e empresarial dá ao aluno uma visão
maior de como realmente é o Design de Interiores lá fora, além de agregar valor
e conhecimento aos seus trabalhos acadêmicos”, afirma.
Confira alguns registros da visita abaixo.
SOBRE OS PROJETOS
"Atlas de materiais e revestimento para projetos de
interiores"
Atlas com dados virtual sobre materiais de construções e
revestimentos utilizados em edificações e em ambientes internos que oportunize
a busca de novas referências em materiais e tendências.
"Da feira central ao centro do lar"
Desenvolvimento de uma coleção de peças de decoração com sua
confecção baseada na matéria prima ofertada e garimpada na feira central de
Campina Grande-PB, retratando sua história e potencializando o valor agregado
do produto a ser desenvolvido.
Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação
Complementar em Vacinação da Faculdade Rebouças de Campina Grande. O curso,
voltado para profissionais farmacêuticos, tem como objetivo aperfeiçoar os
conhecimentos sobre técnicas de aplicação, tipos de vacinas e preparo, vias de
administração, protocolos de segurança do paciente, sintomas de reações
anafiláticas, entre outros.
O Conselho Federal de Farmácia permite, por meio da
Resolução nº 654/2018, que o farmacêutico administre o processo de vacinas
humanas desde que tenha uma formação complementar presencial na área.
O curso possui carga horária de 40h, sendo dividido em 20h com
aulas remotas e 20h exclusivamente com aulas práticas presenciais. A previsão
de início é o dia 27 de fevereiro e aulas ocorrerão sempre aos sábados,
correspondendo a 10 dias no total.
As inscrições devem ser feitas através do link: https://bit.ly/3rDI3Zx
Será enviado um e-mail com o link do investimento, sendo R$499,00 para público externo e valor promocional
de R$350,00 para aluno Rebouças ou interessados que trabalhem em empresas
conveniadas com a Faculdade. As vagas são limitadas.
NOVA TURMA
Desde a primeira realização do Curso de Vacina em outubro do
ano passado, houve uma grande procura por inscrições. Atendendo aos pedidos, A
FRCG abriu uma segunda turma para este mês de fevereiro.