BLOG

03/03
2021

Você está insatisfeito com a atual faculdade onde estuda, as aulas não fazem muito sentido e o seu rendimento não está bom? É, talvez seja o momento certo para pedir transferência de curso para outra faculdade mais adequada ao seu futuro profissional.

São vários os motivos que levam os alunos a solicitarem transferência, muitas vezes a adaptação a metodologia de ensino foi ruim, ou a estrutura oferecida não correspondeu às expectativas, e até a distância e deslocamento também são fatores de mudança. A boa notícia é que você pode optar por uma transferência e ter a chance de estar em um novo local, podendo até investir em outras carreiras.

Não há problemas em mudar. Afinal, você quer ser um profissional qualificado e para isso precisa escolher o melhor lugar para se formar. Antes de realizar uma transferência de curso, analise alguns pontos para ter uma melhor decisão:

1-      Analise qual a sua motivação

Se você acha que não está recebendo a formação ideal, está insatisfeito com professores e metodologia de ensino, e a infraestrutura não atende à sua necessidade, talvez seja a hora de mudar.

2-      Coloque na balança os prós e os contras

Encontrando a motivação, agora avalie como será o processo da sua mudança. Faça uma lista dos prós e dos contras e veja se está pronto para lidar com eles.

3 – Pesquise sobre a instituição de ensino onde deseja estudar

Se você está mudando por insatisfação com a atual instituição onde estuda, avalie bem antes de eleger a próxima faculdade. Verifique se ela possui as características que você busca para sua formação. Faça uma visita, conheça de perto o ambiente onde irá estudar.

 

Se precisar analisar outros pontos cruciais, não descarte. Na hora de mudar vale analisar tudo! Depois de ponderar tudo o que foi dito acima, agora é hora de entender como funciona o processo de transferência. É simples!

O pedido de transferência inicia na instituição de ensino na qual o aluno ainda está matriculado. Normalmente o processo é feito na coordenação do curso juntamente com a secretaria acadêmica, reunindo todos os documentos necessários.

Você precisará dos documentos pessoais, além do histórico escolar do ensino médio, juntamente com o certificado de conclusão, e os documentos referentes à graduação em curso (histórico da graduação, ementas das disciplinas cursadas e declaração de vínculo ou trancamento).

Na nova instituição na qual deseja ingressar, você apresentará toda a documentação. Algumas instituições podem exigir a realização de um novo vestibular para avaliar as habilidades técnicas do aluno. Você também poderá solicitar a dispensa em algumas disciplinas, já que na maioria das vezes as grades são semelhantes, lembrando que os critérios variam de acordo com a instituição.

Mudar não é uma decisão simples, por isso, esteja ciente de que é fundamental escolher instituições de referência, afinal, é seu futuro profissional que está em jogo.

 

Tem interesse em transferir para a Rebouças e quer entender mais sobre o processo? Entre em contato com a nossa equipe.

 

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados