4 atitudes para cuidar da sua voz

Faculdade Rebouças > Anteriores > 4 atitudes para cuidar da sua voz
No dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz. Considerada um dos mais eficazes meios de interação humana, ela é uma ferramenta utilizada por diversos profissionais, principalmente para os que trabalham com o público, em posições de gerência ou até mesmo no entretenimento.
A data começou a ser celebrada no Brasil em 1999 pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e logo se tornou comum nos outros continentes e é usada para chamar atenção para os cuidados de preservação da voz. Desde de 2005 a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia traz como lema “Seja Amigo da sua Voz!” para despertar na sociedade quanto à importância da saúde da voz.
Geralmente, profissionais como cantores, apresentadores e jornalistas têm um acompanhamento para cuidar da sua saúde vocal, entretanto, a população de modo geral não cuida do seu aparelho fonador como deveriam. Para isso, destacamos algumas atitudes que devem ser tomados para ter uma voz saudável. 
1 – Beba água
Uma dica para a saúde e bem-estar do corpo inteiro. Se manter hidratado ajuda a manter os músculos que produzem a voz saudáveis. Durante a atividade vocal, geralmente prefere-se evitar choque térmico, então a água ingerida durante as atividades deve estar em temperatura ambiente. O uso do soro fisiológico e a nebulização também são utilizadas para hidratação principalmente para profissionais da voz.

2- Cuidado na alimentação
Leites, chocolates e derivados aumentam a secreção do muco no trato vocal e devem ser evitados antes de grandes atividades vocais. A maçã é uma boa opção pois possui ação adstringente e ajuda na limpeza da boca deixando a secreção menos expeça. Os sucos cítricos também ajudam na absorção no excesso de secreção. 

3 – Evite excessos
Você já deve ter ouvido que tudo demais é veneno? Pois bem, a voz é feita através de músculos e como todo nosso corpo ela também precisa de descanso. Por conta do barulho, muitos precisam elevar a voz e as vezes até gritar isso provocar um intenso atrito nas pregas vocais e pode lesioná-las.
4- Fique atento às mudanças
Rouquidão é um sinal de mau uso ou excesso no uso da voz. O pigarro, a tosse deve ser deve ser evitado e substituído pela deglutição, que auxilia nessa eliminação sem causar prejuízos. Nesses casos é importante se hidratar e procurar resolver o problema. 
Mesmo com todos os cuidados é necessário ser acompanhado por um Fonoaudiólogo ou Otorrinolaringologista para realizar exames preventivos e tratamentos para possíveis complicações. 
NULL

Posts relacionados

Deixe uma resposta