Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva

Faculdade Rebouças > Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva

Por que fazer uma pós-graduação na FRCG?

Informações

Modalidade: EAD

Carga horária: 600 Horas
Duração: 12 meses

 

Contato:

 

Atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Diferenciais do curso

Biblioteca Virtual

Nossas pós-graduações oferecem acesso privilegiado à nossa extensa Biblioteca Virtual. Você terá à disposição uma vasta gama de recursos com livros atualizados, proporcionando uma base sólida para suas pesquisas e aprofundamento acadêmico.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

A experiência de aprendizagem é fundamental, e nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem foi projetado com esse princípio em mente. Oferecemos uma plataforma intuitiva e interativa que facilita a navegação, permitindo uma participação ativa e dinâmica. Explore os conteúdos de forma fluida e interaja com colegas e professores de maneira integrada.

Uma Experiência de Aprendizado Personalizada

Utilizamos o Moodle para proporcionar uma experiência personalizada de aprendizado. Adaptável às necessidades individuais, o Moodle oferece recursos avançados de interação, avaliação e acompanhamento do progresso. Cada aluno é único, e nosso sistema LMS garante que sua jornada acadêmica seja moldada de acordo com suas metas.

Tutores Especializados e Engajados

Na Faculdade Rebouças, valorizamos a importância dos tutores no processo educacional. Nossos tutores são profissionais altamente qualificados, comprometidos em orientar e apoiar os alunos ao longo de sua jornada. Com conhecimento especializado, eles estão prontos para esclarecer dúvidas, fornecer orientação e garantir que você atinja seus objetivos acadêmicos.

Qualidade que Define a Faculdade Rebouças

Desde a seleção rigorosa de professores até a constante atualização dos conteúdos, buscamos constantemente a excelência. Na Faculdade Rebouças, oferecemos não apenas uma pós-graduação, mas uma experiência educacional completa, pautada na qualidade e na busca incessante pelo conhecimento.

MERCADO DE TRABALHO
MATRIZ CURRICULAR
COORDENAÇÃO

Nossa pós-graduação EAD em Educação Especial e Inclusiva te capacita a promover a inclusão de alunos com necessidades especiais em todos os níveis de ensino. Aprenda sobre as diferentes deficiências, as metodologias de ensino adaptadas, as tecnologias assistivas e as políticas públicas de inclusão.

Áreas de Atuação:

  • Escolas: Professor de educação especial, professor de apoio, coordenador pedagógico.
  • Instituições especializadas: Centros de atendimento, clínicas de reabilitação, ONGs.
  • Consultoria: Assessoria para escolas, empresas e famílias.
  • Elaboração de materiais didáticos: Desenvolvimento de recursos pedagógicos inclusivos.
  • Políticas públicas: Atuação em órgãos governamentais na área de educação inclusiva.
1º Módulo – EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TEORIA E PRÁTICA I
  • A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva
  • Conceituando ensino integrado e o inclusivo
  • Parceria entre escola e família: a educação inclusiva
  • Declaração de Salamanca
2º Módulo – EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TEORIA E PRÁTICA II
  • Identidade e atendimento: diferença entre deficiência e incapacidade
  • Planejamento Curricular e inclusão
  • A escola como espaço privilegiado de educação
  • Família e relacionamentos sociológicos
3º Módulo – EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA I
  • Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil
  • Prática inclusiva em sala de aula
  • Em direção à uma verdadeira prática inclusiva
  • Preparando todos os Professores para ensinar a todos os alunos
4º Módulo – EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA II
  • Interação social dos alunos
  • Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
  • A Educação Inclusiva e o processo de Avaliação
  • O conceito de deficiência
5º Módulo – ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
  • Alunos que necessitam de cuidados especiais de saúde
  • Alunos com deficiência I
  • Alunos com deficiência II
  • Paralisia cerebral – Inclusão escolar com o uso da TIC
6º Módulo – EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC
  • As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
  • Perspectivas pedagógicas e sua relação com as TIC
  • Tecnologia e Educação Inclusiva
  • Alunos com necessidades educacionais especiais 1
7º Módulo – IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DOS ALUNOS ESPECIAIS
  • Alunos com necessidades educacionais especiais 2
  • Alunos com necessidades educacionais especiais 3
  • Alunos com necessidades educacionais especiais 4
  • Dificuldades de aprendizagem e o ensino
8º Módulo – DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O ENSINO
  • Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência física
  • Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
  • Inclusão e Educação Matemática
  • Diversidade e educação
9º Módulo – DIVERSIDADE E INCLUSÃO
  • Diversidade e inclusão
  • O Direito e a educação para a diversidade
  • Currículos excludentes na escola
  • Aprendizagem baseada no cérebro
10º Módulo – EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E A NEUROAPRENDIZAGEM
  • Relação entre dificuldades de aprendizagem e as inteligências
  • Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
  • Pensamento, linguagem e inteligência
  • A evolução histórica dos direitos humanos
11º Módulo – DIREITOS HUMANOS
  • DIREITOS HUMANOS
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos
  • O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos
12º Módulo – DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
  • Andragogia – princípios da educação de jovens e adultos
  • Relação Professor/Aluno
  • Papel do professor
  • Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
 

Gostaria de mais informações?

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato com você.

Pode preencher sem medo, prometemos não utilizar suas informações para enviar SPAM