Alunos de Gestão de Recursos Humanos desenvolveram metodologia PBL

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De 22 a 25 de outubro foi realizado na
Faculdades Rebouças de Campina Grande no curso de Gestão de Recursos Humanos o Problem Based Learning (PBL),
que é a aprendizagem baseada em problemas. Através dela, a instituição tem como
objetivo prático fazer com que o aluno se sinta como próprio agente da produção
do seu conhecimento e não apenas um mero participante. Foi apresentada uma
problemática para que eles desenvolvessem soluções adequadas aplicando o método.

Na
Avaliação de Conhecimento (AC2), foram ofertadas para o primeiro período as disciplinas
de gestão e marketing, gestão de pessoas, organização de sistema em métodos e
fundamentos da administração. A escolha se deu pela convergência das mesmas
para que o método de avaliação do PBL fosse posto em prática havendo a interdisciplinaridade
entre elas. Os professores Laércio Barros, Joyce Aristércia Siqueira, Rosélia Maria
e Deyse Lucena nortearam os alunos nas tarefas, que trabalharam na execução do
planejamento nos laboratórios e posteriormente apresentaram suas propostas. Peças
teatrais e portfólios foram usados como dinâmica dos casos surpreendendo a todos,
sendo o reflexo dos conhecimentos repassados em sala.


no segundo e terceiro período, eles trabalharam com as disciplinas de
recrutamento e seleção, negociação e processo decisório e criatividade e
inovação. Buscando as ferramentas para a preparação do ambiente no setor de
escolha de cada equipe, incluindo o ramo da consultoria que está em alta no
mercado de RH.  As docentes Dayse Lucena,
Joyce Siqueira e Larissa Daiana instruíram as turmas.

A
seleção dos líderes de cada equipe foi dada a partir dos mecanismos que lhes
foram apresentados, já utilizando, intencionalmente, o conhecimento das disciplinas.
Foi usado também o mesmo método para a escolha de cada participante, fugindo da
comodidade, para já exercer na prática o que os aguardam no exercício das
funções no ramo, com habilidades, conhecimentos diferenciados, no engajamento e
na realização eficiente das atividades. “Nossa preocupação básica no curso de
recursos humanos é o desenvolvimento das habilidades, não para a formação de grupos,
mas para a formação de equipes. ”, ressalta o professor e coordenador do curso,
José Ozildo.

Ao
final de cada apresentação, os líderes pontuaram a escolha de cada um
compreendendo a importância da dinâmica e a complexidade do método do PBL como
também uma forma didática de mostrar o que lhes foi proposto. O resultado
dessas atividades se resume em gratificação e satisfação por parte dos docentes
e discentes que estiveram envolvidos, na formação de profissionais que buscam implementar
seus trabalhos de forma conjunta, prática, interdisciplinar e de grande valia
para a inovação do processo de ensino de aprendizagem.

Confira
as fotos do processo das turmas do 1º, 2º e 3º período: 

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