A FRCG traz uma novidade neste segundo semestre: o lançamento de dois novos cursos de pós-graduação Latu sensu. As especializações em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais abrangem as áreas de Saúde, Educação e Tecnologia e serão ministradas na modalidade EAD. Com carga horária total de 630h e 390h, respectivamente, os cursos terão aulas semanais aos sábados nos dois turnos, ao longo de 18 meses.
A especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional propõe a construção e a qualificação de um profissional com atenção aplicada as dificuldades de aprendizagem no contexto acadêmico e social. O intuito é integrar as diversas áreas do conhecimento para entender os conceitos apropriados as dificuldades e transtornos de aprendizagem e compreender o desenvolvimento do indivíduo em sua integralidade no contexto do ensino e aprendizagem.
Podem matricular-se Pedagogos, Psicólogos, Licenciados e demais profissionais interessados na área. O curso oferece um amplo campo de trabalho com atuações no processo de avaliação, planejamento e intervenção na aprendizagem em variados contextos, mediante a utilização de instrumentos e técnicas específicas da psicopedagogia; participação na formulação e na implantação de políticas públicas e privadas, em educação e saúde, relacionadas à aprendizagem e à inclusão social; realização de consultoria e assessoria; articulação de ação psicopedagógica com profissionais de áreas afins; exercer orientação, coordenação, docência e supervisão em cursos de graduação e especialização; atuação na coordenação e gestão de serviços de psicopedagogia em estabelecimentos públicos e privados.
Já a pós-graduação em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais proporciona um amplo campo de trabalho para graduados em licenciaturas, pedagogos e educadores em geral. Essa especialização busca formar o profissional para a elaboração de práticas pedagógicas utilizando recursos metodológicos do campo das Metodologias Ativas e das tecnologias Educacionais, propondo o desenvolvimento de propostas pedagógicas que articulem prática criativa e conhecimentos teóricos específicos e obrigatórios dos currículos nos vários contextos educacionais; a competência para o desenvolvimento de currículos e conteúdos disciplinares; a habilidade em trabalhar com diferentes temas, suportes e gêneros em suas aulas, de forma inovadora e que estimule a interação dos estudantes; possibilidades de explorar outros territórios educativos para além da sala de aula, expandindo as oportunidades educativas de seus estudantes; desenvolvimento de um pensamento crítico-analítico para o campo das Metodologias Ativas; e conhecimentos para o desenvolvimento e uso de instrumentais criativos em suas aulas.
As matrículas já estão abertas e as aulas estão previstas para iniciar em 2021.1. Outras informações (83) 3063-6068.