Gestão de Pessoas e Recursos Humanos: qual a diferença?

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Em uma empresa, cada departamento
tem sua parcela de responsabilidade nos processos. Um desses setores tem como objetivo
auxiliar a empresa no que diz respeito às suas atividades administrativas, o
chamado Recursos Humanos.

É muito comum haver
confusão na hora de entender que Recursos Humanos e Gestão de Pessoas são
diferentes. Ambos são de extrema importância para que as organizações
empresariais tenham crescimento, boa performance, lucratividade e sucesso. 

Mas é preciso compreender
as diferenças e saber que essas duas áreas são complementares, porém não
possuem a mesma objetividade. Para elucidar melhor essa diferença, confira
alguns objetivos específicos de cada um:

 

Objetivos da
área de Recursos Humanos

Este setor era visto
anteriormente como uma função meramente administrativa e mecânica. Porém, hoje o
profissional responsável por essa área possui uma percepção ampla sobre a
realidade dos colaboradores e as necessidades da empresa.

O departamento de
recursos humanos
precisa estar alinhado com as necessidades e objetivos
organizacionais, afim de melhorar o desempenho de todos.

Dentre suas responsabilidades,
estão: elaborar ações para melhorar o desempenho, bem como realizar avaliações
periódicas; Recrutamento e Seleção; qualificação dos profissionais da empresa; estratégias
de retenção de talentos; observar comportamentos internos que possam interferir
na produtividade da empresa; avaliação de desempenho de equipes; desenvolvimento
de um plano de carreira.

 

Objetivos da
Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas está
relacionada com a motivação e engajamento dos colaboradores. 
Ela é
responsável por promover uma cultura organizacional saudável, mais horizontal,
e estimular a comunicação interna mais assertiva.

A área também é
responsável por incentivar o bom relacionamento interpessoal e o clima organizacional,
além de identificar e formar líderes. Outras atividades que são específicas
deste setor, são: ações motivacionais; avaliações; desenvolvimento
profissional dos colaboradores; incentivo ao trabalho em equipe; planejamento
estratégico.

 

Conclusão

O que o Recursos Humanos faz,
resumidamente, é o planejamento, organização e controle dos processos. Já o
foco da Gestão de Pessoas é a liderança e o clima organizacional. Visando o bem
mais precioso de uma empresa, os colaboradores, essas duas áreas devem caminhar
juntas, já que são fundamentais para qualquer empresa.

Com esse alinhamento, o ambiente
de trabalho fica mais harmônico e o clima organizacional positivo, promovendo
uma melhor performance dos funcionários.

 

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