Janeiro Branco e a importância da Saúde Mental

Faculdade Rebouças > Anteriores > Janeiro Branco e a importância da Saúde Mental
Campanha do Janeiro Branco traz a tona discussões sobre a saúde mental
Assim com o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o mês de Janeiro foi escolhido para sediar mais uma campanha de combate e prevenção em prol da saúde mental da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 400 milhões de pessoas sofrem com esses males em todo o mundo. Além de apontar a sociedade brasileira como recordista latino-americana em casos de depressão, a campeã mundial em relação à ansiedade e o 4º colocado em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e da América do Sul.
Embora haja campanhas de prevenção a várias doenças físicas, a saúde mental é um assunto ainda pouco discutido pela sociedade. De início é importante compreender que, de acordo com a OMS, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
Idealizada pelo Psicólogo Leonardo Abrahão, a campanha do Janeiro Branco teve início em Minas Gerais no ano de 2014 e possui como slogan “quem cuida da mente, cuida da vida”. Ela propõe colocar a Saúde Mental como tema em evidência em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.
Segundo o idealizador, o mês de janeiro foi escolhido por sua simbologia atribuída à virada de ano, as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos. Assim também a cor branca carrega a simbologia de como em uma folha em branco, qualquer um pode escrever e reescrever a sua própria história.
Neste ano, é realizada a 5ª edição da campanha e você pode contribuir levantando esse tema em seus grupos sociais (família, amigos, trabalho) e ajudar quem precisa a encontrar tratamento. Mais informações, materiais e programação da campanha, podem ser encontradas no site: www.janeirobranco.com.br e na página do Facebook.
NULL

Posts relacionados

Deixe uma resposta