Aula Especial na Brinquedoteca: Inclusão e Reflexões no Curso de Pedagogia
No último sábado (25), a turma do quarto período do curso de Pedagogia vivenciou uma aula na brinquedoteca do campus I da Faculdade Rebouças. Sob a orientação da professora Héllida Alcântara, a aula foi uma imersão na disciplina de “Fundamentos da Psicopedagogia”, com foco na inclusão de crianças enfrentando diferentes desafios.
Durante a aula, os alunos exploraram com sensibilidade e reflexão a inclusão de crianças com deficiência visual, intelectual, auditiva e paralisia cerebral. A brinquedoteca, ambiente lúdico por excelência, serviu como cenário propício para discutir o papel do lúdico como recurso metodológico na promoção da inclusão de alunos com diversos tipos de deficiência.
A professora Héllida Alcântara desempenhou um papel fundamental ao guiar os alunos nessa jornada de compreensão e sensibilização. A abordagem prática e imersiva proporcionou aos estudantes uma visão mais profunda sobre as necessidades e potencialidades de crianças com diferentes desafios, promovendo uma compreensão mais ampla do papel do pedagogo na promoção da inclusão.