Reunimos na Revista Acontece Aqui o registro dos eventos promovidos pelo curso, como visitas técnicas, mostras pedagógicas, palestras e oficinas.
Valorização do docente
O curso de Pedagogia (semipresencial) da FRCG foca na formação de docentes para o exercício da Ciência da Educação, norteados pela visão humanista e pelo acompanhamento das novas tecnologias, valorizando a profissão como de grande importância social e essencial no planejamento e condução da educação nas suas várias esfera de atuação.
Ambientes virtuais de aprendizagem
Nossa dinâmica de sala de aula virtual envolve:
Recursos de interação entre professor e estudante, de execução de vídeos e de registro das observações durante a aula;
Disponibilização de todas as disciplinas na plataforma, permitindo que o estudante desenvolva uma rotina de estudos a partir da sua gestão de tempo;
Organização das atividades seguindo um calendário acadêmico de abertura e fechamento, sendo possível reenviá-las, após a notificação das correções;
Uso do Fórum para debates dos temas das aulas e para interação entre os estudantes;
Verificação da assiduidade dos estudantes, permitindo que intervenções aos ausentes sejam realizadas em tempo hábil;
Interação com os professores por meio de chats, fóruns, e-mails e também nos encontros presenciais.
Método Problem Based Learning (PBL)
A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), uma das formas de avaliação do curso, promove a interação de disciplinas integradoras do período, cujas unidades curriculares devem apresentar conteúdos de intersecção
Atividade Complementar
Atividade prática expondo os mecanismos de familiarização com a educação a distância, integrando os alunos ao ambiente virtual. São objetivos dessa atividade:
Conceituar EAD;
Apresentar a história da EAD, com foco nos principais marcos no contexto brasileiro;
Contextualizar a EAD da FRCG com as suas definições e características;
Apresentar as principais vantagens da Educação a Distância;
Compreender a importância do trabalho em rede nessa modalidade;
Expor o Ambiente AVA, as atividades e o modelo de avaliação da FRCG para os cursos EAD;
Apresentar os canais de comunicação e de interação disponibilizados nos cursos EAD.
Programa de Educação (PET-Pedagogia)
A FRCG estimula os estudantes a desenvolver pesquisa científica e também projetos de extensão, no Programa de Educação (PET-Pedagogia), além de participar dos componentes curriculares como monitor, voluntário ou bolsista.
Infraestrutura
Como nosso curso é semipresencial, os estudantes FRCG fazem uso tanto de espaços físicos quanto de espaços virtuais para desenvolver suas atividades.
Laboratório de Informática;
Laboratório Didático (brinquedoteca) – com acervo de jogos, brinquedos e instrumentos para o desenvolvimento de atividades de psicomotricidade;
Laboratório multidisciplinar – desenvolvimento de atividades de didática, psicomotricidade e ludicidade, Literatura Infantil, Ensino de Artes etc.
Brinquedoteca
Brinquedoteca
Brinquedoteca
MERCADO DE TRABALHO
MATRIZ CURRICULAR
COORDENAÇÃO
PÓS GRADUAÇÃO
O curso de Pedagogia da FRCG forma o profissional que pode atuar como professor, coordenador, gestor ou pesquisador, visando a compreensão das necessidades e dos desafios do processo de ensino e aprendizagem. Buscamos desenvolver também habilidades de planejamento, implementação e avaliação de políticas e práticas educacionais, que são aprimoradas a partir de temas, como Psicologia e Sociologia da Educação, Didática, Teorias da Aprendizagem e Gestão Escolar, além dos estágios na sala de aula das escolas.
As principais áreas de atuação do pedagogo incluem:
Educação Infantil: creches e pré-escolas, como professores e coordenadores pedagógicos;
Ensino Fundamental e Médio: professores em escolas públicas e privadas;
Educação Especial: trabalhando com alunos com necessidades educacionais especiais, em escolas ou centros especializados;
Gestão Escolar: atuando como diretores, coordenadores pedagógicos ou assessores pedagógicos em escolas;
Educação Corporativa: trabalhando em empresas que oferecem treinamentos e capacitações para seus funcionários;
Pesquisa e docência no Ensino Superior: universidades, como pesquisadores ou professores em cursos de licenciatura ou Pedagogia;
Produção de materiais didáticos;
Consultorias educacionais;
ONGs e instituições governamentais relacionadas à educação.
1º Período
História da Educação
Filosofia da Educação
Sociologia da Educação
Ética e Cidadania
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
Múltiplas Competências para os profissionais da Educação
2º Período
Fundamentos da Educação
Relação Família, Escola e Sociedade
Didática
Políticas Públicas em Educação e Direitos Humanos
Escola e Currículo
Metodologia da Educação Especial e Inclusiva
3º Período
Letramento e Alfabetização: Especificidades Didáticas
Metodologia da Educação Infantil
Ludicidade e Psicomotricidade
Neurociência e Aprendizagem
Letramento e Alfabetização: Fundamentos Teóricos
Docência do Ensino Superior
4º Período
Literatura Infantil e Criatividade
Metodologias de Ensino para a Educação Ambiental
Fundamentos da Psicopedagogia
Tecnologias Digitais nos processos de ensino-aprendizagem
Avaliação do Processo de ensino-aprendizagem
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
5º Período
FTM do Ensino de Língua Portuguesa
FTM do Ensino de Matemática
FTM do Ensino de Ciências
Tecnologia assistiva e comunicação alternativa
Estágio Supervisionado: Docência na Educação Infantil I
Estágio Supervisionado: Educação Inclusiva
6º Período
FTM do Ensino de Educação Física
FTM do Ensino de História
FTM do Ensino de Geografia
FTM do Ensino de Artes
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Estágio Supervisionado: Jogos e Brincadeiras na Educação
7º Período
FTM em EJA
Educação Socioemocional
Educação das Relações Sociais: Étnico raciais, Popular, Rural
Trabalho de Conclusão de Curso 1
Estágio Supervisionado: Docência do Ensino Fundamental I