Reunimos na Revista Acontece Aqui o registro dos eventos promovidos pelo curso, como visitas técnicas, mostras pedagógicas, palestras e oficinas.
Valorização do docente
O curso de Pedagogia (semipresencial) da FRCG foca na formação de docentes para o exercício da Ciência da Educação, norteados pela visão humanista e pelo acompanhamento das novas tecnologias, valorizando a profissão como de grande importância social e essencial no planejamento e condução da educação nas suas várias esfera de atuação.
Ambientes virtuais de aprendizagem
Nossa dinâmica de sala de aula virtual envolve:
Recursos de interação entre professor e estudante, de execução de vídeos e de registro das observações durante a aula;
Disponibilização de todas as disciplinas na plataforma, permitindo que o estudante desenvolva uma rotina de estudos a partir da sua gestão de tempo;
Organização das atividades seguindo um calendário acadêmico de abertura e fechamento, sendo possível reenviá-las, após a notificação das correções;
Uso do Fórum para debates dos temas das aulas e para interação entre os estudantes;
Verificação da assiduidade dos estudantes, permitindo que intervenções aos ausentes sejam realizadas em tempo hábil;
Interação com os professores por meio de chats, fóruns, e-mails e também nos encontros presenciais.
Método Problem Based Learning (PBL)
A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), uma das formas de avaliação do curso, promove a interação de disciplinas integradoras do período, cujas unidades curriculares devem apresentar conteúdos de intersecção
Atividade Complementar
Atividade prática expondo os mecanismos de familiarização com a educação a distância, integrando os alunos ao ambiente virtual. São objetivos dessa atividade:
Conceituar EAD;
Apresentar a história da EAD, com foco nos principais marcos no contexto brasileiro;
Contextualizar a EAD da FRCG com as suas definições e características;
Apresentar as principais vantagens da Educação a Distância;
Compreender a importância do trabalho em rede nessa modalidade;
Expor o Ambiente AVA, as atividades e o modelo de avaliação da FRCG para os cursos EAD;
Apresentar os canais de comunicação e de interação disponibilizados nos cursos EAD.
Programa de Educação (PET-Pedagogia)
A FRCG estimula os estudantes a desenvolver pesquisa científica e também projetos de extensão, no Programa de Educação (PET-Pedagogia), além de participar dos componentes curriculares como monitor, voluntário ou bolsista.
Infraestrutura
Como nosso curso é semipresencial, os estudantes FRCG fazem uso tanto de espaços físicos quanto de espaços virtuais para desenvolver suas atividades.
Laboratório de Informática;
Laboratório Didático (brinquedoteca) – com acervo de jogos, brinquedos e instrumentos para o desenvolvimento de atividades de psicomotricidade;
Laboratório multidisciplinar – desenvolvimento de atividades de didática, psicomotricidade e ludicidade, Literatura Infantil, Ensino de Artes etc.
Brinquedoteca
Brinquedoteca
Brinquedoteca
MERCADO DE TRABALHO
MATRIZ CURRICULAR
COORDENAÇÃO
PÓS GRADUAÇÃO
O curso de Pedagogia da FRCG forma o profissional que pode atuar como professor, coordenador, gestor ou pesquisador, visando a compreensão das necessidades e dos desafios do processo de ensino e aprendizagem. Buscamos desenvolver também habilidades de planejamento, implementação e avaliação de políticas e práticas educacionais, que são aprimoradas a partir de temas, como Psicologia e Sociologia da Educação, Didática, Teorias da Aprendizagem e Gestão Escolar, além dos estágios na sala de aula das escolas.
As principais áreas de atuação do pedagogo incluem:
Educação Infantil: creches e pré-escolas, como professores e coordenadores pedagógicos;
Ensino Fundamental e Médio: professores em escolas públicas e privadas;
Educação Especial: trabalhando com alunos com necessidades educacionais especiais, em escolas ou centros especializados;
Gestão Escolar: atuando como diretores, coordenadores pedagógicos ou assessores pedagógicos em escolas;
Educação Corporativa: trabalhando em empresas que oferecem treinamentos e capacitações para seus funcionários;
Pesquisa e docência no Ensino Superior: universidades, como pesquisadores ou professores em cursos de licenciatura ou Pedagogia;
Produção de materiais didáticos;
Consultorias educacionais;
ONGs e instituições governamentais relacionadas à educação.
1º Período
História da Educação
Filosofia da Educação
Sociologia da Educação
Ética e Cidadania
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
Múltiplas Competências para os profissionais da Educação
2º Período
Fundamentos da Educação
Neurociência e Aprendizagem
Ludicidade e Psicomotricidade
Letramento e Alfabetização: Fundamentos Teóricos
Metodologia da Educação Infantil
Metodologia da Educação Especial e Inclusiva
3º Período
Políticas Públicas em Educação e Direitos Humanos
Escola e Currículo
Relação Família, Escola e Sociedade
Letramento e Alfabetização: Especificidades Didáticas
Didática
Docência do Ensino Superior
4º Período
Literatura Infantil e Criatividade
Metodologias de Ensino para a Educação Ambiental
Fundamentos da Psicopedagogia
Tecnologias Digitais nos processos de ensino-aprendizagem
Avaliação do Processo de ensino-aprendizagem
Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico
5º Período
FTM do Ensino de Língua Portuguesa
FTM do Ensino de Matemática
FTM do Ensino de Educação Física
FTM do Ensino de História
FTM do Ensino de Geografia
FTM do Ensino de Artes
FTM do Ensino de Ciências
Estágio Supervisionado: Docência no Ensino Fundamental
Estágio Supervisionado: Educação Inclusiva
6º Período
FTM em EJA
Educação Socioemocional
Educação das Relações Sociais: Étnico raciais, Popular, Rural
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Tecnologia assistiva e comunicação alternativa
Trabalho de Conclusão de Curso 1
Estágio Supervisionado: Docência na Educação Infantil
Estágio Supervisionado: Jogos e Brincadeiras na Educação
7º Período
Gestão e avaliação escolar
Pesquisa em Educação
Empreendedorismo
Libras
Trabalho de Conclusão de Curso 2
Estágio Supervisionado: Gestão Educacional: Projeto Político Pedagógico