Pós-graduação em Alfabetização e Letramento

Faculdade Rebouças > Pós-graduação em Alfabetização e Letramento

Por que fazer uma pós-graduação na FRCG?

Informações

Modalidade: EAD

Carga horária: 480 Horas
Duração: 12 meses

 

Contato:

 

Atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Diferenciais do curso

Biblioteca Virtual

Nossas pós-graduações oferecem acesso privilegiado à nossa extensa Biblioteca Virtual. Você terá à disposição uma vasta gama de recursos com livros atualizados, proporcionando uma base sólida para suas pesquisas e aprofundamento acadêmico.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

A experiência de aprendizagem é fundamental, e nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem foi projetado com esse princípio em mente. Oferecemos uma plataforma intuitiva e interativa que facilita a navegação, permitindo uma participação ativa e dinâmica. Explore os conteúdos de forma fluida e interaja com colegas e professores de maneira integrada.

Uma Experiência de Aprendizado Personalizada

Utilizamos o Moodle para proporcionar uma experiência personalizada de aprendizado. Adaptável às necessidades individuais, o Moodle oferece recursos avançados de interação, avaliação e acompanhamento do progresso. Cada aluno é único, e nosso sistema LMS garante que sua jornada acadêmica seja moldada de acordo com suas metas.

Tutores Especializados e Engajados

Na Faculdade Rebouças, valorizamos a importância dos tutores no processo educacional. Nossos tutores são profissionais altamente qualificados, comprometidos em orientar e apoiar os alunos ao longo de sua jornada. Com conhecimento especializado, eles estão prontos para esclarecer dúvidas, fornecer orientação e garantir que você atinja seus objetivos acadêmicos.

Qualidade que Define a Faculdade Rebouças

Desde a seleção rigorosa de professores até a constante atualização dos conteúdos, buscamos constantemente a excelência. Na Faculdade Rebouças, oferecemos não apenas uma pós-graduação, mas uma experiência educacional completa, pautada na qualidade e na busca incessante pelo conhecimento.

MERCADO DE TRABALHO
MATRIZ CURRICULAR
COORDENAÇÃO

Nossa pós-graduação em Alfabetização e Letramento te prepara para um mercado de trabalho promissor e em constante crescimento. Desenvolva habilidades para atuar em escolas, projetos sociais, editoras e outras instituições. Com esta pós-graduação, você estará apto a atuar como formador de professores, coordenador pedagógico, consultor educacional e muito mais. 

Confira algumas das principais áreas de atuação:

  • Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental:
    • Professor de alfabetização: Responsável por planejar e ministrar aulas, utilizando metodologias inovadoras e recursos didáticos adequados para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
    • Coordenador pedagógico: Acompanha o processo de ensino-aprendizagem, oferece suporte aos professores e auxilia na elaboração de projetos pedagógicos.
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA):
    • Professor de alfabetização: Trabalha com alunos que não tiveram acesso à educação formal na idade apropriada, utilizando metodologias específicas para atender às suas necessidades.
  • Educação Especial:
    • Professor de alfabetização: Atende alunos com necessidades especiais, adaptando as atividades e os materiais para promover a inclusão e o desenvolvimento.
  • Formação de Professores:
    • Formador: Ministra cursos e oficinas para formação continuada de professores, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino.
  • Produção de Materiais Didáticos:
    • Autor: Cria livros, jogos e outros materiais didáticos para auxiliar no processo de alfabetização e letramento.
1º Módulo – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E A ESCOLA
  • Alfabetização e Letramento
  • Ambiente Alfabetizador
  • A continuidade do processo alfabetizador: da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
  • A Psicogênese da Língua Escrita
2º Módulo – A DOCÊNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
  • A formação do professor Alfabetizador
  • A alfabetização como componente do agir autônomo e crítico
  • O papel dos conhecimentos de mundo no processo de alfabetização
  • O Letramento como poder social
3º Módulo – PROCESSO DE AVALIAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
  • Avaliação na alfabetização: o contexto do letramento
  • A Avaliação na Alfabetização
  • Da soletração a consciência fonológica: métodos sintéticos
  • Relação entre dificuldades de aprendizagem e as inteligências
4º Módulo – FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
  • Histórico e conceito de psicologia do desenvolvimento
  • A psicologia da educação e seus elementos essenciais
  • Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem
  • Teorias da aprendizagem
5º Módulo – POLÍTICAS PÚBLICAS RELACIONADAS À ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
  •  Políticas públicas e o atendimento às crianças de 0 a 5 anos
  • Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
  • Letramento como prática social
  • Desafios atuais da educação infantil
6º Módulo – O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
  • A importância do lúdico na alfabetização e letramento
  • O papel do lúdico na alfabetização e letramento
  • A importância dos jogos
  • Articulação entre literatura e alfabetização
7º Módulo – TECNOLOGIA E ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
  • O uso da tecnologia
  • Uso da Tecnologia na Alfabetização
  • As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
  • A Informática no Processo de Ensino e de Aprendizagem

 

8º Módulo – DIDÁTICA E ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
  • A sequência didática
  • As cartilhas na alfabetização
  • Memória da alfabetização
  • O desenho como representação do pensamento matemático da criança
9º Módulo – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS
  •  Gestão, Produção do Conhecimento e o Letramento
  • A Tecnologia na EJA: A Informática e a Educação de Jovens e Adultos
  • Paulo Freire e a leitura do mundo
  • Métodos e processos de alfabetização de jovens e adultos
10º Módulo – LETRAMENTO
  • Letramento e o ensino de língua materna
  • Letramento na Educação Infantil
  • Pressupostos de ensino de língua materna, nas séries iniciais
  • O uso de ludicidade nas aulas de Língua Portuguesa
11º Módulo – DIREITOS HUMANOS
  • A evolução histórica dos direitos humanos
  • DIREITOS HUMANOS
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos
  • O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos
12º Módulo – DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
  •  Andragogia: princípios da educação de jovens e adultos
  • Relação Professor/Aluno
  • Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação Superior, Enade, Sinaes
  • Papel do professor
 
 
 
 
 
 

Gostaria de mais informações?

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato com você.

Pode preencher sem medo, prometemos não utilizar suas informações para enviar SPAM