Licenciatura

Pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas

Faculdade Rebouças > Pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas

Por que fazer uma pós-graduação na FRCG?

Informações

Modalidade: EAD

Carga horária: 480 Horas
Duração: 12 meses

 

Contato:

 

Atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Diferenciais do curso

Biblioteca Virtual

Nossas pós-graduações oferecem acesso privilegiado à nossa extensa Biblioteca Virtual. Você terá à disposição uma vasta gama de recursos com livros atualizados, proporcionando uma base sólida para suas pesquisas e aprofundamento acadêmico.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

A experiência de aprendizagem é fundamental, e nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem foi projetado com esse princípio em mente. Oferecemos uma plataforma intuitiva e interativa que facilita a navegação, permitindo uma participação ativa e dinâmica. Explore os conteúdos de forma fluida e interaja com colegas e professores de maneira integrada.

Uma Experiência de Aprendizado Personalizada

Utilizamos o Moodle para proporcionar uma experiência personalizada de aprendizado. Adaptável às necessidades individuais, o Moodle oferece recursos avançados de interação, avaliação e acompanhamento do progresso. Cada aluno é único, e nosso sistema LMS garante que sua jornada acadêmica seja moldada de acordo com suas metas.

Tutores Especializados e Engajados

Na Faculdade Rebouças, valorizamos a importância dos tutores no processo educacional. Nossos tutores são profissionais altamente qualificados, comprometidos em orientar e apoiar os alunos ao longo de sua jornada. Com conhecimento especializado, eles estão prontos para esclarecer dúvidas, fornecer orientação e garantir que você atinja seus objetivos acadêmicos.

Qualidade que Define a Faculdade Rebouças

Desde a seleção rigorosa de professores até a constante atualização dos conteúdos, buscamos constantemente a excelência. Na Faculdade Rebouças, oferecemos não apenas uma pós-graduação, mas uma experiência educacional completa, pautada na qualidade e na busca incessante pelo conhecimento.

MERCADO DE TRABALHO
MATRIZ CURRICULAR
COORDENAÇÃO

A atuação profissional para os especialistas em Docência do Ensino Superior é abrangente, englobando instituições de ensino superior tanto públicas quanto privadas. Esses profissionais têm a oportunidade de desempenhar papéis diversos, incluindo o ensino em cursos de graduação e pós-graduação, coordenação de cursos, gestão acadêmica e participação em projetos de formação de professores. Além disso, eles desempenham um papel crucial no aprimoramento da qualidade do ensino superior, moldando profissionais competentes e fomentando uma perspectiva crítica e reflexiva nos estudantes. Ao finalizar o curso, os participantes estarão capacitados para enfrentar os desafios da docência no ensino superior, promovendo uma educação de alta qualidade e contribuindo para o progresso do conhecimento em suas respectivas áreas de atuação.

1º Módulo – GESTÃO E A DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
  • A Lei 9394/96 (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação no Brasil
  • Gestão do ensino: Plano Nacional de Ensino
  • Educação: Sistema ou Processo?
  • Encaixando o Sistema Educacional no Modelo Centrado no Cliente
2º Módulo – ANDRAGOGIA.
  • A importância da didática na andragogia
  • Perfil de alunos e o pedagógico-andragógico
  • Orientações curriculares para andragogia
  • Experiência de vida na aprendizagem de jovens e adultos
3º Módulo – METODOLOGIAS ATIVAS I
  • Introdução ao Peer Instruction e Elaboração de Teste Conceitual
  • Opções metodológicas do trabalho docente na andragogia
  • Sala de Aula Invertida x Sala de Aula Tradicional
  • Técnicas e Metodologias de Coaching
4º Módulo – METODOLOGIAS ATIVAS II
  • Ensino Híbrido
  • Planejamento em uma sala de aula baseada na resolução de problemas
  • Conhecimento e crítica
  • Investigação
5º Módulo – O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO.
  • Os professores daqui a cem anos
  • Transformando Professores em Gerentes de Ambiente de Aprendizagem
  • O envelhecimento do pessoal docente
  • A formação docente: uma análise
6º Módulo – DIDÁTICA E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
  • Andragogia – princípios da educação de jovens e adultos
  • Didática: uma prática organizada
  • Currículo e Plano de Ensino
  • A importância da didática para jovens e adultos
7º Módulo – A RELAÇÃO DO PROFESSOR/ALUNO.
  • Transformando alunos em gerentes de aprendizagem
  • Papel do professor
  • Relação Professor/Aluno
  • Metodologias de ensino: Repensando os espaço de aprendizagem
8º Módulo – NOVAS MODALIDADES: APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA
  • Modalidades de ensino e internet
  • Ensino e Aprendizagem Inovadoras com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas
  • A aprendizagem e o ensino das estratégias
  • Interdisciplinaridade/Transdisciplinaridade
9º Módulo – DIVERSIDADE E INCLUSÃO
  • Diversidade e educação
  • Diversidade e inclusão
  • O Direito e a educação para a diversidade
  • Diversidade e inclusão social na sala de aula
10º Módulo – FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
  • Histórico e conceito de psicologia do desenvolvimento
  • A psicologia da educação e seus elementos essenciais
  • Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem
  • Teorias da aprendizagem
11º Módulo – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
  • Prática pedagógica em cultura e o cotidiano escolar
  • História e História da Educação
  • Por uma sociologia crítica da educação
  • Educação e cultura: aspectos conceituais
12º Módulo – DIREITOS HUMANOS
  • A evolução histórica dos direitos humanos
  • DIREITOS HUMANOS
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos
  • O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos
 
 
 
 

Gostaria de mais informações?

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato com você.

Pode preencher sem medo, prometemos não utilizar suas informações para enviar SPAM