Pós-graduação em Educação Inclusiva: O Sistema Braille e Libras

Faculdade Rebouças > Pós-graduação em Educação Inclusiva: O Sistema Braille e Libras

Por que fazer uma pós-graduação na FRCG?

Informações

Modalidade: EAD

Carga horária: 600 Horas
Duração: 12 meses

 

Contato:

 

Atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Diferenciais do curso

Biblioteca Virtual

Nossas pós-graduações oferecem acesso privilegiado à nossa extensa Biblioteca Virtual. Você terá à disposição uma vasta gama de recursos com livros atualizados, proporcionando uma base sólida para suas pesquisas e aprofundamento acadêmico.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

A experiência de aprendizagem é fundamental, e nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem foi projetado com esse princípio em mente. Oferecemos uma plataforma intuitiva e interativa que facilita a navegação, permitindo uma participação ativa e dinâmica. Explore os conteúdos de forma fluida e interaja com colegas e professores de maneira integrada.

Uma Experiência de Aprendizado Personalizada

Utilizamos o Moodle para proporcionar uma experiência personalizada de aprendizado. Adaptável às necessidades individuais, o Moodle oferece recursos avançados de interação, avaliação e acompanhamento do progresso. Cada aluno é único, e nosso sistema LMS garante que sua jornada acadêmica seja moldada de acordo com suas metas.

Tutores Especializados e Engajados

Na Faculdade Rebouças, valorizamos a importância dos tutores no processo educacional. Nossos tutores são profissionais altamente qualificados, comprometidos em orientar e apoiar os alunos ao longo de sua jornada. Com conhecimento especializado, eles estão prontos para esclarecer dúvidas, fornecer orientação e garantir que você atinja seus objetivos acadêmicos.

Qualidade que Define a Faculdade Rebouças

Desde a seleção rigorosa de professores até a constante atualização dos conteúdos, buscamos constantemente a excelência. Na Faculdade Rebouças, oferecemos não apenas uma pós-graduação, mas uma experiência educacional completa, pautada na qualidade e na busca incessante pelo conhecimento.

MERCADO DE TRABALHO
MATRIZ CURRICULAR
COORDENAÇÃO

Nossa pós-graduação EAD em Educação Inclusiva: O Sistema Braille e Libras te capacita a promover a inclusão de alunos com deficiência visual e auditiva em todos os níveis de ensino. Aprenda sobre o Sistema Braille, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), as metodologias de ensino adaptadas, as tecnologias assistivas e as políticas públicas de inclusão.

Áreas de Atuação:

  • Escolas: Professor de educação especial, professor de apoio, intérprete de Libras, transcritor de Braille, coordenador pedagógico.
  • Instituições especializadas: Centros de atendimento, clínicas de reabilitação, ONGs.
  • Consultoria: Assessoria para escolas, empresas e famílias.
  • Elaboração de materiais didáticos: Desenvolvimento de recursos pedagógicos inclusivos em Braille e Libras.
  • Políticas públicas: Atuação em órgãos governamentais na área de educação inclusiva.
1º Módulo – NOÇÕES BÁSICAS DE BRAILLE I
  • O sistema BRAILLE: definição e importância
  • Técnicas de Leitura e Revisão do Sistema BRAILLE
  • Observações e normas de Aplicação do BRAILLE: sinal de letras maiúsculas
  • Escrita BRAILLE em contexto informático:símbolos Informáticos usados
2º Módulo – NOÇÕES BÁSICAS DE BRAILLE II
  • Símbolos usados em outros idiomas: Inglês, Espanhol
  • Revisão de textos em BRAILLE: primeira revisão
  • Pontuações e sinais acessórios: parênteses e colchetes, aspas
  • Técnicas de Leitura e Escrita do Sistema Braille
3º Módulo – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
  • Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica
  • Língua Brasileira de Sinais: aspectos linguísticos e gramaticais
  • Libras como língua natural e Português como segunda língua
  • Estágios de interlíngua na aprendizagem da LIBRAS
4º Módulo – SURDEZ, CAUSAS E POLÍTICAS DE PREVENÇÃO
  • Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção
  • História da Educação de Surdos
  • Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda
  • Comunidade, Cultura e Identidade Surda
5º Módulo – EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL
  • Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil.
  • Políticas de Inclusão versus Educação Bilíngue
  • A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • Da exclusão à inclusão: aspectos históricos
6º Módulo – MECANISMOS DE PRODUÇÃO DA FALA
  • MECANISMO DE PRODUCAO DA FALA
  • Aprendizagem, memória, linguagem e fala
  • O aparelho fonador e os tipos de sons
  • Onda Sonora
7º Módulo – AUDIÇÃO
  • Audição
  • Anatomia do sistema auditivo
  • Fisiologia da audição – orelha externa e média
  • Fisiologia da audição – orelha interna e via auditiva central
8º Módulo – PATOLOGIAS DA AUDIÇÃO
  • Patologias da orelha externa
  • Patologias da orelha interna
  • Patologias da orelha média
  • Patologias da via auditiva central
9º Módulo – PSICOPEDAGOGIA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC
  • Paralisia cerebral – Inclusão escolar com o uso da TIC
  • As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
  • Perspectivas pedagógicas e sua relação com as tics
  • Tecnologia e Educação Inclusiva
10º Módulo – DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
  • Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição.
  • Desenvolvimento Cognitivo
  • A teoria de Piaget
  • Sociologia construtivista
11º Módulo – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
  • Fundamentos da Educação
  • História e História da Educação
  • Por uma sociologia crítica da educação
  • Educação e cultura: aspectos conceituais
12º Módulo – DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
  • Andragogia – princípios da educação de jovens e adultos
  • Relação Professor/Aluno
  • Papel do professor
  • Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
 

Gostaria de mais informações?

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato com você.

Pode preencher sem medo, prometemos não utilizar suas informações para enviar SPAM