Pós-graduação em Enfermagem e Doenças Transmissíveis

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Por que fazer uma pós-graduação na FRCG?

Informações

Modalidade: EAD

Carga horária: 600 Horas
Duração: 12 meses

 

Contato:

 

Atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Diferenciais do curso

Biblioteca Virtual

Nossas pós-graduações oferecem acesso privilegiado à nossa extensa Biblioteca Virtual. Você terá à disposição uma vasta gama de recursos com livros atualizados, proporcionando uma base sólida para suas pesquisas e aprofundamento acadêmico.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

A experiência de aprendizagem é fundamental, e nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem foi projetado com esse princípio em mente. Oferecemos uma plataforma intuitiva e interativa que facilita a navegação, permitindo uma participação ativa e dinâmica. Explore os conteúdos de forma fluida e interaja com colegas e professores de maneira integrada.

Uma Experiência de Aprendizado Personalizada

Utilizamos o Moodle para proporcionar uma experiência personalizada de aprendizado. Adaptável às necessidades individuais, o Moodle oferece recursos avançados de interação, avaliação e acompanhamento do progresso. Cada aluno é único, e nosso sistema LMS garante que sua jornada acadêmica seja moldada de acordo com suas metas.

Tutores Especializados e Engajados

Na Faculdade Rebouças, valorizamos a importância dos tutores no processo educacional. Nossos tutores são profissionais altamente qualificados, comprometidos em orientar e apoiar os alunos ao longo de sua jornada. Com conhecimento especializado, eles estão prontos para esclarecer dúvidas, fornecer orientação e garantir que você atinja seus objetivos acadêmicos.

Qualidade que Define a Faculdade Rebouças

Desde a seleção rigorosa de professores até a constante atualização dos conteúdos, buscamos constantemente a excelência. Na Faculdade Rebouças, oferecemos não apenas uma pós-graduação, mas uma experiência educacional completa, pautada na qualidade e na busca incessante pelo conhecimento.

MERCADO DE TRABALHO
MATRIZ CURRICULAR
COORDENAÇÃO

Nossa pós-graduação EAD em Enfermagem e Doenças Transmissíveis te capacita a atuar de forma estratégica na prevenção, controle e tratamento de enfermidades infecciosas, um desafio constante para a saúde global. Você vai dominar a epidemiologia, a vigilância em saúde, as estratégias de imunização, o manejo clínico e as políticas de saúde voltadas para a contenção de surtos e epidemias. 

Áreas de Atuação

Com essa especialização, você estará apto a atuar em diversas frentes:

  • Unidades Básicas de Saúde (UBS/ESF): Na prevenção, detecção precoce, tratamento e acompanhamento de doenças transmissíveis na comunidade.
  • Hospitais e Clínicas: Em comissões de controle de infecção hospitalar (CCIH), enfermarias de doenças infecciosas ou no manejo de pacientes com infecções.
  • Secretarias de Saúde (Municipal, Estadual, Federal): Em departamentos de vigilância epidemiológica, imunização ou planejamento e gestão de programas de controle de doenças.
  • Laboratórios de Análises Clínicas: No controle de qualidade e biossegurança em ambientes laboratoriais.
  • Pesquisa e Docência: Contribuindo para o avanço do conhecimento científico e a formação de novos profissionais na área.
  • Programas de Saúde Internacional: Atuando em organizações que trabalham no controle de doenças transmissíveis em nível global.
1º Módulo – HISTÓRICO DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS E A ENFERMAGEM
  • NOÇÕES GERAIS DA PROFISSÃO: DEFINIÇÃO E HISTÓRICO
  • A profissão dentro da área da saúde: nacional e mundial
  • Histórico das doenças transmissíveis do homem.
  • Prevenção de doenças transmissíveis humanas.
2º Módulo – DOENÇAS TRANSMITIDAS POR BACTÉRIAS
  • Doenças transmitidas por bactérias I
  • Doenças transmitidas por bactérias II
  • Doenças transmitidas por bactérias III
  • Doenças transmitidas por bactérias IV
3º Módulo – O ENFERMEIRO, MEDIDAS DE BLOQUEIO EPIDEMIOLÓGICO E DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VÍRUS
  • Atividades do enfermeiro como integrante da equipe de saúde
  • O papel do enfermeiro na equipe de saúde
  • Medidas de bloqueio epidemiológico: Isolamentos
  • Doenças transmitidas por vírus I
4º Módulo – DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VÍRUS
  • Doenças transmitidas por vírus II
  • Doenças transmitidas por vírus III
  • Doenças transmitidas por vírus IV
  • Doenças transmitidas por vírus V
5º Módulo – DOENÇAS TRANSMITIDAS POR FUNGOS E POR PROTOZOÁRIOS
  • Doenças transmitidas por fungos I
  • Doenças transmitidas por fungos II
  • Doenças transmitidas por protozoários I
  • Doenças transmitidas por protozoários II
6º Módulo – TÓPICOS AVAÇADOS EM DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
  • Microrganismos responsáveis por doenças transmissíveis: bactérias, vírus, fungos e protozoários
  • Doenças transmitidas por bactérias causadoras de doenças resistentes a muitos antibióticos: Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella
  • Doenças transmitidas por bactérias V
  • Doenças transmitidas por vírus VI
7º Módulo – TEORIAS DE ENFERMAGEM
  • Teorias de enfermagem: Wanda de Aguiar Horta
  • Teorias de enfermagem: Jean Watson.
  • Teorias de enfermagem: Madeleine Leininger
  • Teorias de enfermagem: Dorothea Orem
8º Módulo – CUIDADOS COM OS PACIENTES
  • Cuidados com o conforto do paciente: posições (Trendelemburg, Fowler, decúbito dorsal, ortostática), mudança de decúbito, arrumação do leito.
  • Cuidados com a higiene paciente: higiene dos cabelos e do corpo. Higiene perineal
  • Cuidados com a higiene paciente: banho de leito e higiene oral.
  • Cuidados com a pele do paciente: manutenção da integralidade, prevenção de úlceras de pressão e lesões de pele
9º Módulo – OXIGENIOTERAPIA
  • Administração de oxigenioterapia – princípios básicos da administração de oxigênio
  • Oxigenioterapia por cateter e óculos nasal, máscara de Venturi e Hudson
  • Oxigenioterapia por TOT(tubo orotraqueal)
  • Oxigenioterapia por Traqueostomia
10º Módulo – ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
  • Administração de medicamentos por via oral, nasal.
  • Administração de Medicamentos por Via Intramuscular, Subcutânea, Inalação e Intradérmica
  • Administração de medicamentos por via enteral, oftalmológica, vaginal e retal.
  • Administração de medicamentos por endovenosa, tipos de cateteres e soluções.
11º Módulo – BASES CONCEITUAIS PARA A PRÁTICA DA ENFERMAGEM – PARTE I
  • Cálculo de medicamentos e soluções Heparinização/salinização de cateter
  • Interação medicamentosa
  • Controle Hidroeletrolítico e acido-basico
  • Obtenção de vias venosas e amostras sanguíneas
12º Módulo – BASES CONCEITUAIS PARA A PRÁTICA DA ENFERMAGEM – PARTE II
  • Suporte nutricional
  • Mobilidade e imobilidade
  • Realização de curativos. Classificação dos curativos com lesões séptica e asséptica.
  • Realização de curativos. Classificação dos curativos em pequeno, médio e grande porte
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
14º Módulo – BASES CONCEITUAIS PARA A PRÁTICA DA ENFERMAGEM – PARTE III
  • Proteção de barreiras (aéreo, respiratório e contato)
  • Preparação de campo estéril e colocação de avental estéril
  • Lavagem das mãos
  • Colocação de luvas estéreis
13º Módulo – TÓPICOS E BASES CONCEITUAIS DA ENFERMAGEM I
  • Verificação de sinais vitais: pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura, dor (considerado o quinto sinal vital).
  • A dor como 5º sinal vital: verificação de dor mediante o uso de escalas.
  • Transfusão de sangue e hemoderivados
  • Aplicando compressas frias e quentes
  • Vacinação
15º Módulo – DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
  • Andragogia – princípios da educação de jovens e adultos
  • Relação Professor/Aluno
  • Papel do professor
  • Os sistemas de avaliação do ensino superior: Censo da Educação superior, Enade, Sinaes
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

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