Licenciatura

Pós-graduação em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais

Faculdade Rebouças > Pós-graduação em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais

Por que fazer uma pós-graduação na FRCG?

Informações

Modalidade: EAD

Carga horária: 360 Horas
Duração: 12 meses

 

Contato:

 

Atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Diferenciais do curso

Biblioteca Virtual

Nossas pós-graduações oferecem acesso privilegiado à nossa extensa Biblioteca Virtual. Você terá à disposição uma vasta gama de recursos com livros atualizados, proporcionando uma base sólida para suas pesquisas e aprofundamento acadêmico.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

A experiência de aprendizagem é fundamental, e nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem foi projetado com esse princípio em mente. Oferecemos uma plataforma intuitiva e interativa que facilita a navegação, permitindo uma participação ativa e dinâmica. Explore os conteúdos de forma fluida e interaja com colegas e professores de maneira integrada.

Uma Experiência de Aprendizado Personalizada

Utilizamos o Moodle para proporcionar uma experiência personalizada de aprendizado. Adaptável às necessidades individuais, o Moodle oferece recursos avançados de interação, avaliação e acompanhamento do progresso. Cada aluno é único, e nosso sistema LMS garante que sua jornada acadêmica seja moldada de acordo com suas metas.

Tutores Especializados e Engajados

Na Faculdade Rebouças, valorizamos a importância dos tutores no processo educacional. Nossos tutores são profissionais altamente qualificados, comprometidos em orientar e apoiar os alunos ao longo de sua jornada. Com conhecimento especializado, eles estão prontos para esclarecer dúvidas, fornecer orientação e garantir que você atinja seus objetivos acadêmicos.

Qualidade que Define a Faculdade Rebouças

Desde a seleção rigorosa de professores até a constante atualização dos conteúdos, buscamos constantemente a excelência. Na Faculdade Rebouças, oferecemos não apenas uma pós-graduação, mas uma experiência educacional completa, pautada na qualidade e na busca incessante pelo conhecimento.

MERCADO DE TRABALHO
MATRIZ CURRICULAR
COORDENAÇÃO

Nossa pós-graduação EAD em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais te capacita a planejar, aplicar e avaliar práticas pedagógicas inovadoras que colocam o estudante como protagonista do processo de aprendizagem. Você vai estudar metodologias como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, gamificação e ensino híbrido, além do uso de plataformas digitais, recursos multimídia e inteligência artificial aplicada à educação.

Áreas de Atuação

Com essa especialização, você estará apto a atuar em diversas frentes:

  • Educação Básica e Superior: Implementando metodologias ativas e recursos digitais em sala de aula.

  • Gestão Educacional: Liderando projetos pedagógicos inovadores em escolas, universidades e centros de ensino.

  • Capacitação Corporativa e Treinamentos: Aplicando metodologias ativas em programas de desenvolvimento profissional em empresas.

  • Consultoria em Educação: Prestando suporte para instituições que desejam inovar em suas práticas pedagógicas e tecnológicas.

  • Educação a Distância (EAD): Criando e gerindo cursos online com foco em engajamento e interação.

  • Produção de Conteúdo Educacional: Desenvolvendo materiais digitais, games, recursos interativos e objetos de aprendizagem.

  • Docência e Pesquisa: Lecionando em cursos de pedagogia, licenciaturas e pós-graduação, além de produzir estudos sobre inovação educacional.

  • Startups e EdTechs: Atuação em empresas de tecnologia voltadas para soluções educacionais.

 

1º Módulo – ENSINO REMOTO (Ensino Híbrido) E O PROFESSOR TRACKS
  • Ensino Híbrido
  • Modelo híbrido de ensino e aprendizagem
  • Blended learning – educação híbrida e sala de aula invertida
  • Os professores daqui a cem anos
2º Módulo – O PAPEL DO PROFESSOR NA CULTURA DIGITAL
  • O processo de Ensino e de Aprendizagem na Cultura Digital
  • A Tecnologia como Área do Conhecimento Humano: conceito e evolução histórica
  • As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
  • Subjetividade, imaginários e o impacto das tecnologias
3º Módulo –
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS I ( Tempos de Incerteza)
  • A Ciência e a Tecnologia em Tempos de Incerteza
  • Novas Exigências Educacionais e Profissão Docente
  • Ensino e Aprendizagem Inovadoras com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas
  • Ciberespaço e Educação a Distância: novos ambientes de aprendizagem e comunicação docente
4º Módulo – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA II ( Interatividade no Ciberespaço)
  • A Interatividade no Ciberespaço: o conhecimento compartilhado
  • A Informática no Processo de Ensino e de Aprendizagem
  • A Virtualidade na Educação: limites e possibilidades
  • Os Modos de Produção e Recepção do Texto Escrito no Ciberespaço: a hipertextualidade
5º Módulo – METODOLOGIAS ATIVAS I
  • Metodologia Ativa
  • One minute thesis
  • Design thinking
  • Think pair share (TPS)
6º Módulo – METODOLOGIAS ATIVAS II
  • A contribuição da tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) para a sala de aula invertida
  • Introdução ao Peer Instruction e Elaboração de Teste Conceitual
  • Aprendizagem baseada em projetos e em problemas
  • Storyboard/storytelling
7º Módulo – METODOLOGIAS ATIVAS III
  • Resolução de Problemas
  • Trilhas de Aprendizagem como organização curricular
  • Objetos de Aprendizagem
  • Brainwriting/Brainstorm
8º Módulo – COMO TER PRÁTICAS EDUCACIONAIS DIGITAIS
  • Uso pedagógico de programas de edição de texto e apresentação
  • Editores de imagens
  • Internet: colaboração e autoria
  • Abordagens para o uso do computador na educação
9º Módulo – A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PRÁTICA I
  • O material didático para EaD
  • Ferramentas de Comunicação e Gerenciamento
  • Arquitetura Pedagógica na EaD
  • Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
10º Módulo – A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PRÁTICA II
  • A contribuição das tecnologias da Web 3D para a Educação a distância
  • Avaliação em Educação a Distância
  • Perfil e Atribuições do Professor, do Tutor e do Aluno na Educação a Distância
  • Aprendizagem colaborativa na Educação a Distância com o uso das tecnologias da Web
11º Módulo – A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PRÁTICA III
  • Uso de Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF) na Educação a Distância
  • Importância da Fluência Digital na Sociedade da Informação
  • A Evolução tecnológica e a Educação a Distância no Brasil
  • Desafios da Educação a Distância
12º Módulo – PRÁTICA DA IMAGEM PESSOAL
  • Percepção e comunicação interpessoal
  • Conceito e princípios da imagem pessoal
  • Motivação e emoção
  • Comportamento social
 
 
 
 

Gostaria de mais informações?

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato com você.

Pode preencher sem medo, prometemos não utilizar suas informações para enviar SPAM