Licenciatura

Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Faculdade Rebouças > Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Por que fazer uma pós-graduação na FRCG?

Informações

Modalidade: EAD

Carga horária: 600 Horas
Duração: 12 meses

 

Contato:

 

Atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Diferenciais do curso

Biblioteca Virtual

Nossas pós-graduações oferecem acesso privilegiado à nossa extensa Biblioteca Virtual. Você terá à disposição uma vasta gama de recursos com livros atualizados, proporcionando uma base sólida para suas pesquisas e aprofundamento acadêmico.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

A experiência de aprendizagem é fundamental, e nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem foi projetado com esse princípio em mente. Oferecemos uma plataforma intuitiva e interativa que facilita a navegação, permitindo uma participação ativa e dinâmica. Explore os conteúdos de forma fluida e interaja com colegas e professores de maneira integrada.

Uma Experiência de Aprendizado Personalizada

Utilizamos o Moodle para proporcionar uma experiência personalizada de aprendizado. Adaptável às necessidades individuais, o Moodle oferece recursos avançados de interação, avaliação e acompanhamento do progresso. Cada aluno é único, e nosso sistema LMS garante que sua jornada acadêmica seja moldada de acordo com suas metas.

Tutores Especializados e Engajados

Na Faculdade Rebouças, valorizamos a importância dos tutores no processo educacional. Nossos tutores são profissionais altamente qualificados, comprometidos em orientar e apoiar os alunos ao longo de sua jornada. Com conhecimento especializado, eles estão prontos para esclarecer dúvidas, fornecer orientação e garantir que você atinja seus objetivos acadêmicos.

Qualidade que Define a Faculdade Rebouças

Desde a seleção rigorosa de professores até a constante atualização dos conteúdos, buscamos constantemente a excelência. Na Faculdade Rebouças, oferecemos não apenas uma pós-graduação, mas uma experiência educacional completa, pautada na qualidade e na busca incessante pelo conhecimento.

MERCADO DE TRABALHO
MATRIZ CURRICULAR
COORDENAÇÃO

A Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Faculdade Rebouças (FRCG) é um passo significativo para profissionais que buscam se destacar na complexa e importante interseção entre psicologia e educação. 

Ao concluir a pós-graduação na FRCG, os psicopedagogos têm a oportunidade de desempenhar papéis cruciais em diferentes contextos, atendendo às demandas variadas do mercado de trabalho. Algumas áreas de atuação incluem:

  • Atendimento Clínico: Os profissionais podem atuar em consultórios particulares, oferecendo avaliação e intervenção psicopedagógica para indivíduos com dificuldades de aprendizagem.
  • Instituições de Ensino: Escolas, creches e instituições educacionais demandam profissionais capacitados em psicopedagogia para oferecer suporte a alunos com necessidades especiais e desenvolver estratégias pedagógicas inclusivas.
  • Orientação Vocacional e Profissional: O psicopedagogo pode auxiliar na orientação de estudantes em escolhas acadêmicas e profissionais, considerando suas aptidões e interesses.
  • Empresas e Treinamento Corporativo: Na área empresarial, os psicopedagogos podem contribuir para programas de treinamento e desenvolvimento, focando no aprimoramento das habilidades dos colaboradores.
  • Intervenção em Transtornos de Aprendizagem: Profissionais podem trabalhar com crianças e adultos que apresentam transtornos específicos de aprendizagem, desenvolvendo estratégias para superar desafios educacionais.
1º Módulo – FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA
  • Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: Vertentes epistemológicas
  • A psicologia da educação e seus elementos essenciais
  • Escolas Psicológicas e os processos de aprendizagem
  • Teorias da aprendizagem
2º Módulo – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
  • Prática pedagógica em cultura e o cotidiano escolar
  • História e História da Educação
  • Por uma sociologia crítica da educação
  • Educação e cultura: aspectos conceituais
3º Módulo – IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PSICOPEDAGOGO
  • Sociologia do professor global
  • Atuação do Psicólogo no âmbito educacional
  • Preparando todos os Professores para ensinar a todos os alunos
  • A ação docente subjetiva
4º Módulo – INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
  • Intervenção psicopedagógica no processo de alfabetização
  • Introdução à atuação psicopedagógica nos problemas de aprendizagem
  • Identificar para intervir nos problemas de aprendizagem
  • Avaliação da cognição e metacognição
5º Módulo – ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
  • Ajuda estratégica em leitura, escrita e cálculo
  • Dislexia
  • Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) – Elementos e intervenção
  • Capacidade atencional
6º Módulo – PSICOPEDAGOGIA E A INCLUSÃO
  • Diversidade e inclusão
  • Diversidade e inclusão social na sala de aula
  • Rumo à uma verdadeira prática inclusiva
  • Brincadeiras, jogos e esportes para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual
7º Módulo – PSICOPEDAGOGIA E AS INSTITUIÇÕES
  • A escola como lugar de formação
  • Colaboração Lar-Escola
  • Influência das instituições sociais na formação e desenvolvimento da consciência e da identidade
  • Processos educativos não escolares

 

8º Módulo – PSICOPEDAGOGIA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC
  • Paralisia cerebral – Inclusão escolar com o uso da TIC
  • As Novas Tecnologias da Comunicação e Informação, a Escola e os Professores
  • Perspectivas pedagógicas e sua relação com as TIC
  • Tecnologia e Educação Inclusiva
9º Módulo – DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
  • Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição
  • Desenvolvimento Cognitivo
  • A teoria de Piaget
  • Teoria Socioconstrutivista
10º Módulo – PSICOPEDAGOGIA E NEUROAPRENDIZAGEM
  • Relação entre dificuldade de aprendizagem e as inteligências
  • Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
  • Pensamento, linguagem e inteligência
  • Aprendizagem baseada no cérebro
11º Módulo – DIREITOS HUMANOS
  • A evolução histórica dos direitos humanos
  • Direitos Humanos
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos
  • O sistema internacional de proteção dos Direitos Humanos
12º Módulo – DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
  • Andragogia: Princípios da educação de jovens e adultos
  • Relação Professor/Aluno
  • Papel do professor
  • O Censo da Educação Superior, Enade, Sinae
 
 
 
 

Gostaria de mais informações?

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato com você.

Pode preencher sem medo, prometemos não utilizar suas informações para enviar SPAM