Alunos participam de aula de campo na Casa Ecoeficiente

Faculdade Rebouças > Anteriores > Alunos participam de aula de campo na Casa Ecoeficiente
Alunos de Design de Interiores da Faculdade Rebouças participam de aula de campo na Casa Ecoeficiente

Os alunos do curso de Design de Interiores da Faculdade Rebouças participaram hoje (15) da aula de campo realizada no Laboratório de Energias Renováveis – Casa Ecoeficiente localizado no Centro de Inovação e Tecnologia Industrial do SENAI em Campina Grande. A aula faz parte das disciplinas de Sustentabilidade e Materiais e Revestimentos ministradas pela professora Ana Flavia Câmara.

A Casa Ecoeficiente, inaugurada em 2006, é um projeto do SENAI-PB que possui dependências usuais de uma residência de padrão médio, constituindo-se em um ambiente tecnológico e didático para visitação, cursos, pesquisas e inovações. Instalada em uma área de 350 m2 tem o objetivo de disseminar tecnologias de materiais alternativos na construção civil, gestão eficiente de águas domésticas e aplicações da energia solar fotovoltaica, solar térmica e eólica.

O engenheiro eletricista Newmark Heiner C. Carvalho, coordenador técnico do laboratório, recebeu os alunos e contou sobre a história do projeto, a construção da casa e as pesquisas desenvolvidas lá. Newmark explicou sobre as técnicas e benefícios do uso de energia solar e apresentou todo o ambiente fazendo demonstrações e tirando dúvidas dos alunos.

O coordenador explica que a casa foi desenvolvida com soluções para propiciar a máxima eficiência energética, e conforto térmico integrados ao projeto arquitetônico, valorizando os conceitos de aproveitando da ventilação e a iluminação natural. Na construção, foram utilizados materiais ecologicamente corretos e eficientes (tijolos e paredes monolíticas de solo-cimento, painéis térmicos com placas de isopor e de resíduos sólidos, telhas de fibras vegetais, piso usando madeira de demolição e resíduos industriais).

As instalações elétricas da Casa são alimentadas por um sistema híbrido de geração de energia (painéis fotovoltaicos e turbina eólica). Segundo Newmark, o laboratório desenvolvido há 12 anos passar por algumas atualizações de tecnologias sempre mantendo o projeto enriquecido de inovações. 

Posts relacionados

Deixe uma resposta