Desde os tempos mais remotos o ser humano descobre e inventa. A curiosidade do novo e as necessidades fazem com que para cada problema se busque uma solução. Para isso, o dia 16 de outubro foi escolhido como Dia da Ciência e Tecnologia, ele serve para valorizar as grandes descobertas e incentivar os cientistas a desenvolverem novas pesquisas.
Em busca de uma melhor qualidade de vida, as primeiras invenções tecnológicas foram armas e utensílios de caça feitos com pedras, madeira e ossos. A descoberta do fogo e a invenção da roda, foram as grandes revoluções tecnológicas da época, dando-lhes maior segurança e conforto. Entre tantas criações e descobertas, se pode destacar alguns objetos e cientistas que tornaram nossas vidas mais fáceis, como: Thomas Edson, inventor da lâmpada elétrica; Alexandre Graham Bell, o inventor do telefone; Johannes Gutenberg, inventor da imprensa; Alan Turing, um dos pioneiros na invenção do computador;
A ciência e tecnologia está presente em todas as áreas, da agricultura ao setor empresarial. Na educação, por exemplo, a popularização dos computadores pessoais e a internet tem contribuído no ensino da população, seja nas escolas e universidades ou até mesmo em casa. Segundo o Censo EAD.BR 2016 foram contabilizados 778.842 alunos matriculados em cursos regulamentados a distância ou semipresenciais. Esse tipo de investimento na educação só tende a crescer no país tendo em vista que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado, o percentual de pessoas que acessaram a internet alcançou 57,5% da população de 10 anos ou mais de idade, o que corresponde a 102,1 milhões de pessoas.
Apesar da Lei 10.973/04 que estabelece medidas de incentivo à inovação e a pesquisa científica e tecnológica no país, para o neurocientista Miguel Nicolelis, em entrevista à Revista em discussão do Jornal Senado, enquanto não for implantado no Brasil um sistema que massifique o ensino científico, não adianta discutir inovação tecnológica porque, simplesmente, “não haverá gente para fazer inovação”. Ele destaca que as crianças e professores devem ser motivados a se interessar pela pesquisa científica.
Mais que uma data para celebrar as grandes invenções e seus respectivos criadores, o dia da Ciência e Tecnologia serve para incentivar a pesquisa e a criação do novo.
Fontes:
Censo EAD.BR 2016: https://goo.gl/sS1WAb
Revista em discussão: https://goo.gl/ddWwMS
Agência Brasil: https://goo.gl/bTD4To
Mundo educação: https://goo.gl/9H2KuR
NULL