Museus contam a história de Campina Grande

Faculdade Rebouças > Anteriores > Museus contam a história de Campina Grande
dia internacional dos museus

Existem lugares onde você pode conhecer o passado e refletir sobre o futuro. Esses são os museus, lugares que sediam exibições e mostras que guardam e expõe história, arte e cultura. Criado em 1977 o Dia Internacional dos Museus é uma iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM), um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Pensando neste dia trazemos os principais museus de Campina Grande que você precisa conhecer. Lugares que contam a história da cidade e expõem as maravilhas do seu trabalho.

Museu Algodão

Conhecido formalmente de Museu de História e Tecnologia do Algodão, foi inaugurado em 1973 com o objetivo de guardar a memória da cultura do algodão no estado da Paraíba. Em seu acervo há uma coleção de maquinário e utensílios usados no processo de produção e fabricação do algodão que se tornou um dos patrimônios culturais paraibanos. Foi fundado no prédio onde funcionava a velha estação ferroviária de Campina Grande, que foi tombado pelo IPHAEP no ano de 2001. Além de memórias do Ciclo do Algodão o museu também guarda o Memorial do Trem e a Galeria de Artes Isaías do Ó.

Endereço: Rua Benjamim Constant, s/n (Estação Velha)
Telefone: (83) 3341-1039
Funcionamento: Aberto todos os dias até às 17h. 
Entrada: Gratuita 
Museu Histórico de Campina Grande


Localizado no centro da cidade, o museu tem um acervo dedicado ao desenvolvimento histórico, social e cultural do município, possuindo fotografias, artigos, mapas, móveis, armas, veículos, joias, bonecos e ferramentas que contam a história deste lugar. Inaugurado em 1814, o prédio foi construído para ser a primeira cadeia da cidade, durante 60 anos, o térreo serviu de cadeia e o primeiro andar funcionou como a "Casa da Câmara". Já em 13 de janeiro de 1896, o prédio se tornou a Estação Telegráfica inicialmente denominada "Estação Telefônica", ainda hoje a frase "Telegrapho Nacional" está estampada na fachada do prédio. Só janeiro de 1983, durante gestão do prefeito Enivaldo Ribeiro, que o prédio passou a ser utilizado para sediar o museu.

Endereço: Avenida Floriano Peixoto, Centro, em frente à Catedral.
Funcionamento: De segunda a sábado.
Entrada: Gratuita.

Museu de Arte Popular da Paraíba – MAPP


Também conhecido como Museu dos Três Pandeiros, o museu foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e é administrado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Está aberto ao público desde o dia 10 de junho de 2014, tem um acervo documental da música, do artesanato, da cantoria, da literatura de cordel, e da xilogravura, em Campina Grande.

Endereço: R. Dr. Severino Cruz, s/n – Centro
Funcionamento: De terça a sexta das 9 às 19 horas e das 14 às 18 horas nos sábados e domingos. 
Contato: (83) 3310-9738
Entrada: Gratuita
Memorial Do Maior São João Do Mundo


Para quem deseja conhecer mais sobre o Maior São João do Mundo, o memorial é uma opção de entretenimento cultural e lazer durante os 30 dias de festa junina na cidade. Lá os visitantes podem conferir a história do evento através de registros fotográficos, jornalísticos e com o acompanhamento de guias que explicam como a festa começou e chegou até os dias atuais.

Endereço: Rua Tiradentes, 165, no Centro próximo ao Parque do Povo.
Funcionamento: Das 16 às 22 horas no período junino e com agendamento durante todo ano.
Entrada: Gratuita
Telefone: (83) 99944-7070

Museu Digital de Campina Grande


Aliando tradição e modernidade, o museu digital conta a história da cidade a partir de textos históricos, depoimentos de personalidades que engrandeceram a Rainha da Borborema. A estrutura interna do Museu conta com uma sala com tela de projeção de nove metros, Mapa Digital, Vídeowall, Karaokê, Espaço Selfie, Espaço para Exposições Itinerantes, Óculos com Filme em Realidade Virtual, Jogos Interativos, entre outros mecanismos. A proposta é oferecer entretenimento, cultura e lazer para o público campinense.
O museu está instalado no Monumento ao Sesquicentenário de Campina Grande e é administrado pelo SESI Paraíba.

Endereço: R. Sebastião Donato, 68 – Centro.
Funcionamento: Terça a sexta de 9 às 18 horas e de 13 às 17 nos finais de semana.
Entrada: 10 inteira (Pessoas abaixo de 7 anos e acima de 60 não pagam)
Telefone: (83) 3337-7761
Museu de Arte Assis Chateaubriand – FURNE


Criado em 1967, fruto da Campanha Nacional dos Museus Regionais, idealizada pelo magnata das comunicações Assis Chateaubriand, que tinha por objetivo dotar as diferentes regiões do Brasil com expressivos acervos de arte. Foi administrado pela Fundação Universitária de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Furne), uma instituição privada sem fins lucrativos, que atualmente se chama Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O museu está sediado em um edifício histórico, erguido na década de 1920 para abrigar a primeira escola estadual de Campina Grande. Sua coleção é composta por mais de 500 objetos, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e colagens, produzidos por artistas brasileiros e estrangeiros, abrangendo majoritariamente o período que vai do Academicismo oitocentista às vanguardas da década de 1960.

Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 718, Centro.
Telefone: (83) 3341-1039
Funcionamento: De terça a sexta das 14 às 17 horas e aos sábados de 9 às 12h. 
Entrada: Gratuita
Museu de Arte Contemporânea da Paraíba – MAC


Em 2012 o prédio passou a sediar o Museu de Arte Assis Chateaubriand. Em 2016, após quatro meses de interrupção temporária de suas atividades, o Museu reabriu e o pró-reitor de Cultura da UEPB na época, Chico Pereira, explicou que como a UEPB não contava mais com o acervo do jornalista Assis Chateaubriand chegou-se a um entendimento de que o mais racional seria agregar a marca à arte contemporânea.

Endereço: Rua João Lélis, 581, no bairro do Catolé.
Entrada: No momento está fechado para manutenção. 
Telefone: 3337-3637.

Museu vivo da ciência e tecnologia Lynaldo Cavalcanti


Inaugurado em 1992, o Museu é vinculado a Prefeitura Municipal de Campina Grande e tem por objetivo promover a divulgação científica, possui exposições relacionados aos diversos assuntos de Ciências e Tecnologias e sedia eventos voltados nessa área.

Endereço: Av. Santa Clara – Prata, Campina Grande – PB, 58400-540
Funcionamento: De segunda a sexta das 8 às 18 horas.
Telefone: (83) 3322-4976

NULL

Posts relacionados

Deixe uma resposta